terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pq sair e voltar da dieta torna-a nociva a saúde?

Muitas pessoas acabam saindo da dieta, uma, duas, três... saindo e voltando, saindo e voltando, não sabem o mal q estão fazendo a elas mesmas, falo de saúde msm e tb na dieta em sí pq muitas acabam adquirindo essa resistência metabólica, nosso corpo é inteligente oras afff... uma hora ele literalmente não vai entrar em cetose/lipólise tão facilmente como antes dessa maratona de entra sai entra sai...


Vou fazer menção aqui a uma explicação legal do Hamilton (comú do orkut):
O organismo trabalha normalmente no sistema de glicolise, armazenando gorduras e queimando o restante como glicose. Qdo vc faz a Atkins, o sistema muda para lipolise, queimando as gorduras acumuladas e as que vc ingere na forma de proteína ou gordura como combustível.

Quando vc sai da lipolise e volta para a glicolise, não importa com quantas calorias por dia, o organismo começa a armazenar gordura no mínimo até o nível que estava antes da lipolise ou até mais, temendo uma nova falta de glicose!

Para o organismo, estar em lipolise é o mesmo que estar sem comer. É o mesmo mecanismo de pessoas que fazem jejuns prolongados. Só que na Atkins ficamos saudáveis pois consumimos proteínas suficientes para que o corpo não tenha que queimar nossos músculos como combustível. Mas o corpo se prepara pois ele acredita que a pessoa, se "passou fome" uma vez, pode vir a passar de novo...
Em resumo, não adianta utilizar a dieta Atkins como um "atalho" e depois querer voltar para a estrada. A dieta Atkins é a estrada. Moderna, bem asfaltada e com segurança. Quem entra nela, não tem porque sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário